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Solução MNPEF 2014 (em construção)

Questão 01. Duas bolas, 1 e 2, são lançadas simultaneamente do mesmo ponto em um plano horizontal. Efeitos do ar são desprezíveis de modo que após o lançamento a única ação sobre a bola é a da gravidade. A bola 1 descreve uma parábola que vai mais alto que a descrita pela bola 2. Já a bola 2 cai mais longe que a 1, como é mostrado pelas trajetórias na figura abaixo.
Nesta situação, é correto afirmar que:



A) a bola 1 fica menos tempo no ar que a bola 2.
B) a bola 1 fica mais tempo no ar que a bola 2.
C) as duas bolas ficam o mesmo tempo no ar.
D) é impossível dizer qual das bolas cairá primeiro sem conhecer suas velocidades iniciais.

Questão 02. Uma partícula move-se em linha reta sob a ação de uma força resultante que lhe fornece uma potência constante (ou seja, o trabalho por unidade de tempo realizado pela força sobre a partícula é constante). A partícula está em repouso em t = 0 s, e em t = 1 s a sua velocidade é 1 m/s. Em t = 4 s, a velocidade da partícula é

A) 2 m/s.
B) 4 m/s.
C) 6 m/s.
D) 8 m/s.

Questão 03. Um cilindro maciço, indeformável e homogêneo pode girar sem atrito em torno de um eixo que passa pelo seu centro. O eixo está fixo a uma plataforma que pode mover-se livremente num plano horizontal. Com a plataforma inicialmente em repouso, uma bala deformável é disparada e quando atinge o cilindro tem velocidade horizontal V. Após a colisão com o cilindro a bala cai sobre a plataforma e fica em repouso sobre esta. A bala pode atingir o cilindro acima do eixo, na altura do eixo ou abaixo deste, sempre com a mesma velocidade V. Essas três situações estão indicadas na figura. Na situação 1 a bala coloca o cilindro em rotação anti-horária, na 2 deixa-o sem girar, e na 3 produz uma rotação no sentido horário.
Após o impacto e queda da bala o módulo da velocidade da plataforma é V1, V2 ou V3, dependendo da situação escolhida (1, 2 ou 3, respectivamente). Sobre essas velocidades, podemos afirmar que


A) V1 > V2 > V3
B) V1 < V2 < V3
C) V1 = V2 = V3
D) V1 = V3 < V2

Solução:

Para as três situações a bala transfere momento linear para o sistema, como em todos os casos: “após a colisão com o cilindro a bala cai sobre a plataforma e fica em repouso sobre esta”, a quantidade de momento transferida para o sistema é a mesma. Com relação à Energia Cinética, esta não é conservada uma vez que a colisão da bala com o sistema com é do tipo plástico.

Questão 04. A velocidade de descida de uma escada rolante é de 1 degrau por segundo. Uma criança resolve subir (não descer) essa escada, escalando 2 degraus a cada segundo. Se a escada estivesse parada, a criança subiria 20 degraus para chegar ao alto. Com a escada em movimento a criança sobe

A) 10 degraus.
B) 20 degraus.
C) 30 degraus.
D) 40 degraus.

Solução:

A cada um segundo, a criança sobe dois degraus e a escada desce um, portanto, como resultado a criança sobe com velocidade de 1 degrau por segundo. Como a distancia de subida corresponde a 20 degraus, e, a cada 1 degrau que a criança sobe, a criança caminha 2, para subir os 20 degraus a criança caminha 40.

Questão 05. A órbita da Lua no sistema de referência da Terra é uma elipse, sendo a distância de máxima aproximação (perigeu) da Lua à Terra cerca de 56R e a distância de máximo afastamento (apogeu) da Lua à Terra cerca 65R, onde R é o raio da Terra. Na figura abaixo está representada a órbita bem como os vetores força gravitacional exercida na Lua pela Terra e velocidade da Lua em um ponto da órbita.
Sendo os módulos das velocidades VA e VP e das forças gravitacionais FA e FP respectivamente no apogeu (A) e no perigeu (P) afirma-se que


I) 56.VP = 65.VA.
II) FP > FA.
III) Os vetores força gravitacional exercida na Lua e velocidade orbital da Lua são ortogonais entre si em qualquer ponto da órbita.

Quais das afirmações são corretas?

A) I e III.
B) I, II, e III.
C) II e III.
D) I e II.

Solução:

I) Como não se trata de um movimento circular, não se pode igualar a força gravitacional à resultante centrípeta. Parte-se do princípio da conservação do momento angular L:
LA = LP
MLua VA dA sen 90 = MLua VP dP sen 90
65RVA = 56RVP
Logo 56VP = 65VA

II) Da Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton:
FG d–2
Como dA > dP, e a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância, conclui-se que: FP > FA.

III) Como a orbita é elíptica, os vetores velocidade orbital (tangencial à trajetória) da Lua e força gravitacional exercida na Lua são ortogonais apenas no Perigeu e no Apogeu.

Questão 06. Um tonel contendo água está em repouso em relação ao assoalho horizontal de um elevador. No interior do tonel flutua na água um objeto conforme mostra a figura abaixo, sendo γ a fração do volume do objeto que se encontra abaixo do nível da água.


Considere as seguintes possibilidades para o movimento do elevador:

I) O elevador se encontra em repouso no sistema de referência da Terra.
II) O elevador se encontra acelerado verticalmente para cima no sistema de referência da Terra.

Sobre a pressão exercida pela água no fundo do tonel e sobre a fração γ do volume do objeto, qual das alternativas é correta?

A) Na situação I a pressão é menor do que na situação II. Na situação I a fração γ é menor do que na situação II.
B) Na situação I a pressão é a mesma do que na situação II. Na situação I a fração γ é menor do que na situação II.
C) Na situação I a pressão é menor do que na situação II. Na situação I a fração γ é a mesma que na situação II.
D) Na situação I a pressão é a mesma do que na situação II. Na situação I a fração γ é a mesma que na situação II.

Solução:

Para a situação I, como o elevador fica em repouso no sistema de referência da Terra a pressão hidrostática é definida por:
pI = ρgh
Em que ρ corresponde à densidade da água, g ao módulo da aceleração local da gravidade e h à profundidade em relação à superfície livre do líquido. Para o objeto flutuando no líquido, cujo volume submerso é γ:
E = P ργIg = mg γI = m/ρ

Para a situação II, devido à Inércia, a aceleração sofrida no interior do elevador é
g' = g + a
Em que a corresponde ao módulo da aceleração do elevador, a pressão hidrostática é:
pII = ρg'h
Para o objeto flutuando:
E = P ργIIg' = mg' γII = m/ρ

Como g' > g, conclui-se que pII > pI, e, γI = γII.

Questão 07. Água carregando umas poucas bolhas de ar passa por uma tubulação horizontal. O tubo, que está completamente cheio pela água corrente, sofre um estreitamento como o mostrado na figura.

Quando entram na seção mais estreita do tubo, as bolhas
A) desaparecem.
B) ficam menores do que eram na seção larga.
C) mantêm o tamanho que tinham na seção larga.
D) ficam maiores do que eram na seção larga.


Questão 08. Duas cordas vibrantes (1 e 2), presas pelas extremidades, são feitas do mesmo material e têm o mesmo comprimento. O diâmetro da corda 1 é duas vezes maior que o diâmetro da corda 2. O módulo da força tensora nas cordas 1 e 2 é, respectivamente, T1 e T2. Para que as duas cordas vibrem com a mesma frequência fundamental, devemos ter

A) T1 = 6 T2.
B) T1 = 4 T2.
C) T1 = 2 T2.
D) T1 = T2.

Questão 09. Intensidades sonoras acima de 1,0 W/m2 podem produzir sensações auditivas dolorosas e danos no aparelho auditivo humano. Suponha que intensidades mais baixas que essa são seguras para nós. Considere uma fonte sonora com potência média de 200 W, emitindo uniformemente em todas as direções. Desprezando ecos, reverberações e perdas de energia sonora para o ar, a menor distância que alguém pode chegar dessa fonte sem sofrer sensações auditivas dolorosas é de aproximadamente:

A) 1 cm.
B) 20 cm.
C) 4 m.
D) 200 m.

Questão 10. Um astrônomo observa que todo o espectro de absorção de uma estrela próxima encontra-se deslocado para comprimentos de onda menores que os previstos a partir da composição química esperada nessa estrela. Isso significa que:

A) a estrela está se aproximando do Sistema Solar.
B) a estrela está se afastando do Sistema Solar.
C) a estrela está praticamente em repouso relativo ao Sistema Solar.
D) na estrela existem elementos químicos que não são encontrados no Sol.

Questão 11. Dois pulsos de onda propagam-se sem dispersão ao longo de uma linha reta, aproximando-se um do outro. O módulo da velocidade de propagação dos pulsos é V. No instante t = 0 a forma da onda é a mostrada na figura abaixo. Nesse instante ainda não há superposição entre os dois pulsos e a distância entre os mínimos que os lideram é D.

No instante t = D / (2V) a forma da onda é dada por


Questão 14. No circuito esquematizado L1, L2 e L3 são lâmpadas com as mesmas características de tensão de operação e potência. Sabe-se que o brilho do filamento de qualquer lâmpada depende da intensidade da corrente elétrica no filamento.
Quando a chave é fechada constata-se que a lâmpada L1 passa a brilhar. Sobre o brilho das lâmpadas pode-se afirmar então que:
 
A) L1 brilha mais do que L2 e apresenta o mesmo brilho de L3.
B) L1 brilha tanto quanto L2 e apresenta brilho menor do que L3.
C) L1 brilha menos do que L2 e apresenta o mesmo brilho de L3.
D) L1 brilha tanto quanto L2 e apresenta brilho maior do que L3.

SOLUÇÃO:

As três lâmpadas apresentam as mesmas características, logo R1 = R2 = R3 = R. L3 está submetida à tensão U, da lei de ohm, tem-se que a corrente elétrica que passa por L3 é i3 = U/R. Como L1 está em série com L2, a resistência equivalente da série é R1,2 = 2R, logo a corrente que passa pela série é i1,2 = U/2R (no circuito série a corrente em cada componente é a corrente equivalente, portanto: i1,2 = i1 = i2). Da definição de potência desenvolvida P = Ui, obtém-se que P1 = P2 = P3/2 = U2/2R. Quanto maior a potência desenvolvida na lâmpada, maior será o brilho emitido pela mesma, como P1 = P2 < P3, conclui-se que L1 brilha tanto quanto L2 e apresenta brilho menor do que L3.


Questão 15. Considere o circuito esquematizado. Após o fechamento da chave, quando o regime estacionário foi atingido, a intensidade da corrente na fonte é 3,0 A.
Qual é então a fem da fonte e a diferença de potencial no capacitor?
 
A) 120 V e 120 V.
B) 120 V e 60 V.
C) 180 V e 120 V.
D) 180V e 60 V.

SOLUÇÃO:

No regime estacionário o capacitor C já está totalmente carregado, deste modo não há circuitação de corrente no capacitor. Pode-se reduzir o circuito a dois resistores em série percorridos pela corrente elétrica i = 3,0 A, sendo R1 = 40 Ω e por R2 = 20 Ω. A resistência equivalente do circuito série é R = R1 + R2 = 60 Ω. Da Lei de Ohm a U1 = R1i = 120 V, e, U2 = R2i = 60 V. A tensão equivalente no circuito série é U = U1 + U2 = 180 V, como o capacitor está em paralelo com o resistor R2, a tensão no capacitor é UC = U2 = 60 V.


Questão 16. No circuito representado na figura o capacitor C1 está carregado e a diferença de potencial elétrico entre as suas placas é 12 V. O capacitor C2 está descarregado. Depois que a chave é fechada e o circuito atingiu novamente o equilíbrio eletrostático a diferença de potencial entre as placas do capacitor C1 diminui para 4,0 V.
Qual é a diferença de potencial entre as placas do capacitor C2 e a energia eletrostática armazenada no circuito na nova situação de equilíbrio eletrostático?
 
A) A diferença de potencial entre as placas do capacitor C2 é 4,0 V e a energia eletrostática no circuito é menor do que antes de a chave ser fechada.
B) A diferença de potencial entre as placas do capacitor C2 é 8,0 V e a energia eletrostática no circuito continua a mesma que antes de a chave ser fechada.
C) A diferença de potencial entre as placas do capacitor C2 é 4,0 V e a energia eletrostática no circuito continua a mesma que antes de a chave ser fechada.
D) A diferença de potencial entre as placas do capacitor C2 é 8,0 V e a energia eletrostática no circuito é menor do que antes de a chave ser fechada.

SOLUÇÃO:


Quando a chave é fechada, os capacitores 1 e 2 estão associados em paralelo. Na associação em paralelo U1 = U2 = 4,0 V. A energia eletrostática armazenada num capacitor equivalente é definida por E = QV/2. Antes da chave ser fechada E0 = 6Q1, após o fechamento da chave (da conservação da carga, Q’ = Q1), na nova situação de equilíbrio eletrostático E = 2Q1 = E0/3. Portanto, após a situação de equilíbrio eletrostático, a diferença de potencial entre as placas do capacitor C2 é 4,0 V e a energia eletrostática no circuito é menor do que antes de a chave ser fechada.

Questão 17. Duas espiras condutoras, contidas em planos paralelos entre si conforme a figura, são percorridas por correntes alternadas com a mesma frequência e diferentes fases. As correntes em t = 0 estão representadas na figura e o gráfico indica como tais correntes se modificam no tempo.
 
As seguintes afirmativas são feitas sobre as espiras:
I) A frequência das correntes alternadas é 111 Hz.
II) Em um ciclo completo de corrente a força magnética média entre ambas as espiras é atrativa.
III) No intervalo t > 1 ms e t < 2 ms ocorre repulsão entre as espiras.

Qual(is) das afirmativas é(são) correta(s)?

A) I e II.
B) II e III.
C) Apenas a I.
D) Apenas a III.

SOLUÇÃO:

I) Da análise do gráfico, observa-se que o período das correntes é T = 8.10–3 s, como a frequência é f = 1/T, obtém-se que o valor da frequência das correntes é f = 125 Hz ≠ 111 Hz.
II) Quando as correntes de dois fios condutores possuem mesmos sentidos, a interação entre os fios é de atração, no entanto, se os sentidos das correntes nos fios forem contrários, a interação será de repulsão. Como visto no gráfico, na maior parte do tempo (com exceção do intervalo entre 1 ms e 2 ms) as correntes possuem mesmos sentidos, portanto a força magnética média entre as espiras é de atração.
III) Conforme apresentado no item II, no intervalo de tempo 1 < t(ms) < 2 ocorre repulsão entre as espiras, pois as correntes nas espiras possuem sentidos contrários.


Questão 18. Uma espira condutora é alimentada por uma corrente alternada i1 que varia no tempo de acordo com a função i1 = 3 sen(10πt), onde i1 é a corrente em amperes e t é o tempo em segundos. Uma segunda espira condutora, interrompida por um isolante, está colocada muito próxima da primeira espira (vide figura) de tal forma que os eixos de simetria de ambas as espiras sejam coincidentes.
Qual dos gráficos que seguem melhor representa a força eletromotriz induzida (fem) em função do tempo na segunda espira?
 SOLUÇÃO:

O campo magnético induzido na espira 1 é:
B = (μi1)/2r = B0 sen(10πt)
O fluxo magnético que passa na espira 2 é ΦB = B.S.cos α, em que B é o módulo do campo magnético, S é a área da espira 2 e α é o ângulo entre o vetor B e a direção normal da superfície S limitada pela espira 2. Como os eixos de simetria das espiras é coincidente cos α = cos 0 = 1. A fem induzida na espira 2 é:
ε(t) = – dΦB)/dt
ε(t) = – ε0 cos(10πt)
Comparando a expressão obtida com a função de onda x(t) = A cos(ωt), obtém-se que ω = 10π. Como a frequência angular é definida por ω = 2πf, então a frequência da fem induzida na espira 2 é f = 5 Hz. O período de ε(t) é T = 1/f = 0,2 s. portanto o gráfico que melhor representa ε(t) na espira 2 é expresso na alternativa (B)

Questão 19. Um par de lâminas bimetálicas se apresenta sem deformação a 25º C conforme a figura. Uma das partes de cada par é constituída pelo mesmo metal (metal 1), sendo a segunda parte de cada lâmina bimetálica constituída por metais diversos (metal 2 e metal 3). Ao baixar a temperatura para 10º C as duas lâminas se deformam em acordo com o que está representado na figura.
Sendo α1, α2 e α3 respectivamente os coeficientes de dilatação linear do metal 1, do metal 2 e do metal 3, a relação entre estes coeficientes é


A) α1 < α2 e α2 > α3.
B) α1 > α3 e α3 < α2.
C) α2 < α1 e α1 < α3.
D) α2 > α1 e α1 > α3.

SOLUÇÃO:

O material com maior coeficiente de dilatação linear α é o que dilata mais (pode ser contração ou expansão) em virtude de determinada variação de temperatura. No caso da diminuição de temperatura (de 25 °C para 10 °C), o material que contrai mais é o que possui maior coeficiente de dilatação linear. Do lado esquerdo da figura, observa-se que α1 > α2, e, α3 > α1. Logo, comparando os coeficientes de dilatação linear dos três materiais, tem-se que: α2 < α1 < α3.


Questão 20. Um aquecedor de água residencial de passagem é constituído por uma serpentina que recebe água na temperatura ambiente. A água que circula pela serpentina é aquecida com auxílio de um queimador de gás. Quando o aquecedor funciona em regime estacionário, com uma vazão de água na serpentina de 10,0 L.min-1, a água entra a 20 ºC e sai da serpentina a 40 ºC. A queima de 1,0 g de gás libera em energia cerca de 10 kcal, sendo efetivamente transferida a para água na serpentina cerca 40% dessa quantidade de energia. Sabe-se que o calor específico da água é 1,0 kcal.kg-1.ºC-1 e sua massa específica é 1,0 kg.L-1. Se o aquecedor é utilizado durante 1 h para aquecer a água, qual é aproximadamente a massa de gás queimada?

A) 0,50 kg
B) 1,2 kg
C) 3,0 kg
D) 6,0 kg

SOLUÇÃO:

Se a cada minuto circulam 10 L de água pela serpentina, em 1 h devem circular um volume de 600 L de água pela serpentina. Como a massa específica da água é 1 kg.L-1, a massa que é aquecida (durante 1 h) na serpentina é m = 600 kg. Da equação fundamental da calorimetria:
Q = mcΔθ
Q = 600.1.(40 – 20)
Q = 12000 kcal
OBS: a massa é expressa em kg, e, o calor específico em kcal.kg-1.°C-1, logo, a quantidade de calor obtida para aquecer a água é Q = 12000 kcal.
Como 40% da energia proveniente da queima do gás é utilizada para aquecer a água, a energia total liberada pela queima do gás é X (kcal), tal que:
X/12000 = 100%/40%
X = 30000 kcal
Se cada 1 g = 0,001 kg de gás queimado libera 10 kcal de energia, a massa M (kg), de queimado para liberar 30000 kcal de energia é obtida por:
M/0,001 = 30000/10
M = 3,0 kg

Portanto, em 1 h, o consumo de gás é equivalente a 3,0 kg.

Questão 21. Um ciclo reversível é operado com uma a amostra de gás ideal em acordo com o diagrama pressão versus volume que segue.
A transformação BC é uma adiabática e nessa transformação o gás realiza um trabalho de 6,2 atm.L. Qual é o trabalho no ciclo?
A) 5,2 atm.L
B) 11,2 atm.L
C) 15,2 atm.L
D) 17,2 atm.L

SOLUÇÃO:

O trabalho pode ser obtido pela área do gráfico p x V.
Na etapa AB, tem-se uma expansão (na expansão o trabalho é realizado pelo gás e tem sinal positivo) isobárica (p constante), logo W = pΔV = 5.(2 – 1) = 5 atm.L.
Na etapa BC, (conforme o enunciado) tem-se uma expansão (W+) adiabática (Q = 0), em que o trabalho realizado (pelo gás) é W = 6,2 atm.L
Na etapa CD, tem-se uma compressão (W-) isobárica, o trabalho realizado (sobre o gás) é W = – pΔV = – 2.(4 – 1) = – 6 atm.L.
A etapa DA é uma transformação isocórica (V constante), portanto não há realização de trabalho.
O trabalho realizado por um ciclo completo é W = 5 + 6,2 – 6 = 5,2 atm.L.


Questão 22. Um ciclo reversível é operado com uma a amostra de gás ideal em acordo com o diagrama pressão versus volume que segue.
A transformação BC é uma adiabática, isto é, o gás não troca calor com o entorno. Sobre a temperatura na transformação BC e o calor trocado pelo gás com o entorno na transformação DA afirma-se que
A) a temperatura permanece constante e o gás absorve calor.
B) a temperatura diminui e o gás absorve calor.
C) a temperatura permanece constante e o gás cede calor.
D) a temperatura diminui e o gás cede calor.

SOLUÇÃO:

A etapa BC corresponde à uma expansão (ΔV > 0, o trabalho é realizado pelo gás e positivo) adiabática (Q = 0). Da primeira lei da termodinâmica:
ΔU = Q – W
ΔU = 0 – W
ΔU = – W+
ΔU < 0
Percebe-se que a variação da energia interna é negativa. Como a energia interna é proporcional à temperatura (U = 3nRT/2), se ΔU < 0, então a variação da temperatura também é negativa (ΔT < 0). Portanto na etapa BC ocorre diminuição da temperatura. O gás utiliza a própria energia interna para expandir adiabaticamente.

A etapa DA corresponde à uma transformação isocórica (ΔV = 0 e W = 0). Da Lei geral dos gases (pDVD/TD = pAVA/TA) observa-se que para que a pressão aumente a volume constante, a temperatura deve ser aumentada proporcionalmente. No aquecimento do gás tanto a temperatura, quanto a energia interna aumentam, da análise matemática da primeira lei da termodinâmica:
ΔU = Q – W
ΔU = Q – 0
Q+ = ΔU+
Q > 0

Na etapa DA o gás recebe calor

Questão 23. Um apontador laser emite luz vermelha e outro emite luz verde, ambos produzindo feixes de radiação com a mesma potência de 5 mW. Sobre estes dois apontadores afirma-se que:
I) Um fóton do apontador vermelho possui mais energia do que um fóton do apontador verde.
II) Na água a luz do apontador verde tem rapidez (velocidade de fase) diferente da rapidez da luz do apontador vermelho.
III) O número de fótons emitidos na unidade de tempo para o apontador vermelho é maior do que para o apontador verde.
Qual(is) das afirmativas é(são) correta(s)?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) I e II.
D) II e III.

SOLUÇÃO:

I) Um fóton possui energia definida por E = hf, em que h é a constante de Planck e f é a frequência da respectiva radiação eletromagnética. Como fverde > fvermelho, então a relação de energia E dos fótons emitidos é Everde > Evermelho.

II) Num meio cujo índice de refração é n = c/v (c é a velocidade da luz no vácuo e v é a velocidade de fase da luz no respectivo meio). Da lei de Snell-Descartes:
nI sen θI = nT sen θT
Em que nI é o índice de refração no ar, nT é o índice de refração na água, θI é o ângulo de incidência e θT é o ângulo de transmissão. Na dispersão da luz, observa-se que θT(vermelho) > θT(verde), logo sen θT(vermelho) > sen θT(verde). Disto conclui-se que nT(vermelho) < nT(verde). Para a luz vermelha vT(vermelho) = c/nT(vermelho), e, para a luz verde vT(verde) = c/nT(vede), portanto, na água vvermelho > vverde.
OBS: é difícil de perceber a dispersão da luz na água, portanto a diferença de velocidades de fases é pequena.


III) Como as potências dos apontadores são equivalentes (5 mW), da definição de potência P = E/Δt (energia por unidade de tempo), tem-se que a quantidade total de energia emitida pelos apontadores deve ser igual num mesmo intervalo de tempo. Em que a energia total de n fótons emitidos é definida como En = nhf, como fverde > fvermelho, então nvermelho > nverde.

Questão 24. Em um experimento de difração um feixe de elétrons incide sobre um anteparo com duas fendas A e B. No ponto P há um detector de elétrons que mede a intensidade de 36 elétrons por segundo quando apenas a fenda A está aberta e a intensidade de 16 elétrons por segundo quando apenas a fenda B está aberta.
Quando ambas as fendas estiverem abertas a intensidade I em elétrons por segundo em P está compreendida no intervalo
 
A) 4 ≤ I ≤ 100.
B) 20 ≤ I ≤ 52.
C) 0 ≤ I ≤ 52.
D) 16 ≤ I ≤ 36.

SOLUÇÃO:

Trata-se de um experimento de dupla fenda. Quando a fenda A está aberta, a intensidade de onda no ponto P é dada pelo módulo da amplitude da onda ao quadrado IA(x) = |φA(x)|2. Quando a fenda B está aberta IB(x) = |φB(x)|2. Quando as duas fendas estão abertas:
IAB(x) = |φA(x) + φB(x)|2 = IA + IB +2(IA.IB)1/2 cos θ
Em que cos θ da a diferença de fase entre as contribuições das duas frentes de ondas que resultam da difração da onda original nas fendas. O último termo é o de interferência. Com IA = 36 e IB = 16, e – 1 ≤ cos θ ≤ + 1:
IAB(Máxima) = 36 + 16 – 2(36.16)1/2 = 4
IAB(Máxima) = 36 + 16 + 2(36.16)1/2 = 100

Portanto a intensidade no ponto P com as duas fendas abertas é tal que: 4 ≤ I ≤ 100.

61 comentários:

  1. As que estiver faltando...

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  2. Quais seriam as dicas do professor pra quem vai fazer esse tipo de prova? No aguardo...

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    1. Recomendo refazer os testes seletivos do MNPEF de anos anteriores e outros concursos para seleção de professores, até mesmo provas de vestibular, algumas questões são recorrentes, então é possível que o mesmo objetivo da questão se repita eventualmente. Aconselho, quando estudar por resolução de exercícios, procure entender que tipo de objetivo o problema trata, isso é mais importante do que meramente saber a resposta correta sem entendê-la em sua totalidade. Espero que a dica tenha sido útil :)

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  3. Parabens pala iniciativa de postar as questões comentadas, prof.

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  4. Quando tiver um tempinho se puder postar as outras de 2014. Ficaremos gratos...vlw

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  5. O professor tá sem tempo né de postar as outras nér?

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    1. Sim, não postei as outras, pois gosto de fazer um trabalho de qualidade, mas logo terei mais tempo e me dedicar a isso... Peço que tenham um pouco mais de paciência.

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  6. Parabéns pela iniciativa. Esse tipo de questão é diferente e admiro quem compartilha o que sabe... Mais uma vez parabéns pela iniciativa e obrigado. Quando tiver um tempinho, por favor resolva mais questões.

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  7. Muito obrigado por comentar as questões. Você fez um bom trabalho. Quando puder resolva mais questões. Obrigado.

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  8. Parabéns pela iniciativa. Esse tipo de questão é diferente e admiro quem compartilha o que sabe... Mais uma vez parabéns pela iniciativa e obrigado. Quando tiver um tempinho, por favor resolva mais questões.

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  9. Pode ter certeza que o professor Romeu está fazendo um excelente trabalho. Parabéns.

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  10. Ótimo trabalho. A próxima prova vai ser dia 22/nov. O Sr. poderia fazer as questões 12, 17 e 24? Obrigado

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    1. Prof Alexandre, estou trabalhando ainda na questão 12, encontrei um meio de resolvê-la, mas não estou muito satisfeito com a resolução, alguns detalhes são "forçados", e ainda não está num nível de clareza satisfatório. Por isso não postei todas as resoluções ainda. Peço que tenha um pouco mais de paciência. E muito obrigado por valorizar meu trabalho.

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  11. Desde já desejo sucesso a todos que farão a prova no dia 22...

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  12. Temos um grupo no whats MNPEF2016. Se algumém tiver interesse (88)92303456.

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  13. Se tiver um tempinho eu ficaria grato pela ajuda com a questão 15 do link abaixo do MPEF2016 - UFRJ-IF:
    http://www.if.ufrj.br/~pef/selecao/prova_fisica.pdf

    Grato.
    Silas

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  14. Perdoe-me o abuso. Poderia acrescentar a questão 16 do link anterior?
    Esta eu fiz o item (a), porém não estou seguro de sua correção.
    Encontrei: 4λQ / πεL

    Grato.
    Silas

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  15. Gente se alguém soube alguma das questões 5,6,19 e 21 do link abaixo agradeço demais. São questões do mnpef 2015.

    https://br.answers.yahoo.com/activity/questions

    Aguardo contato
    (88)92303456 whats

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    1. A questão 05 está disponível no link:
      http://armariodafisica.blogspot.com.br/2015/11/solucao-questao-05-mnpef-2015.html
      Postarei as outras assim que possível.

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    2. A questão 06 está disponível no link:
      http://armariodafisica.blogspot.com.br/2015/11/solucao-questao-06-mnpef-2015.html

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. Gostei muito das resoluções das explicações , muito bem fundamentadas.

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  18. A 13 sobre lentes esféricas alguém conseguiu???

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  19. A questão sobre lentes a 13:

    Dados f=10cm p=20cm Mas 1/f=1/p+1/p' então p'=20cm. A lente convergente vai produzir uma imagem real de mesmo tamanho a uma distância de 20 cm da lente. Essa imagem vai servir de objeto para a lente divergente. Para que os raios que emergem da lente divergente sejam paralelos o objeto deve ficar exatamente em cima do foco. Assim D= 20-f2=20-10=10cm. O sinal negativo para f deve-se ao fato da lente divergente ter um foco<0=

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  20. Muito obrigada professor....seu blog tem me ajudado bastante...Sucesso à todos nós que iremos fazer a prova neste próximo domingo...

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  21. Depois de amanhã a prova. Todo mundo ansioso...

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  22. Prof. Romeu,
    O senhor poderia corrigir a questão 2?
    Pois ela está com resultado final de V=4m/s, sendo que fazendo a conta e até mesmo por conta do gabarito, a resposta é a letra "A" (V=2m/s). Creio que houver apenas um erro de digitação já que seu material e seus desenvolvimentos são excelentes.

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    1. Obrigado por perceber e me notificar, assim que possível farei a correção.

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  23. OBSERVAÇÃO: Na questão 14 conclui-se que é letra B, mas tá de vermelho a letra A, não é crítica, é sugestão para correção, seu trabalho tá de parabéns!

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  24. I) A frequência das correntes alternadas é 111 Hz.
    II) Em um ciclo completo de corrente a força magnética média entre ambas as espiras é atrativa.
    III) No intervalo t > 1 ms e t < 2 ms ocorre repulsão entre as espiras.

    Qual(is) das afirmativas é(são) correta(s)?

    A) I e II.
    B) II e III.
    C) Apenas a I.
    D) Apenas a III.
    Na questão 17 pede a alternativa correta e o item I está como correto, mas na resolução diz que dá 125 diferente de 111 veja:
    SOLUÇÃO:

    I) Da análise do gráfico, observa-se que o período das correntes é T = 8.10–3 s, como a frequência é f = 1/T, obtém-se que o valor da frequência das correntes é f = 125 Hz ≠ 111 Hz.

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    1. A afirmativa I está incorreta, pois, se o período fosse T = 9 ms, a frequência das ondas seria f = 111,11... Hz. Como verifica-se através do gráfico, que o período T = 8 ms, a frequência é f = 1/T = 125 Hz. Este resultado correto difere do apresentado na afirmativa I, como II e III estão corretas, e não há opção em que todas estejam corretas, a alternativa correta, de acordo com ongabarito oficial é a letra B.

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  25. Olá prof. Romeu,

    só uma outra correção na questão 11, a distancia que cada onda percorre em ralação a outra é de D/2.

    muito obrigado ae Professor por este trabalho me ajudou muito.

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    1. Fixando o referencial em uma, do movimento relativo num referencial x' sobre uma onda, a outra se desloca uma distância D. Está correto dizer que é D/2/em relação a outro referencial em que ambas se movem D/2 já que as velocidades são iguais em módulo.

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  26. alguém já tem o gabarito da de domingo , acho que fiz 15

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  27. Há alguma regra específica para se obter alguma ajuda neste site?
    Em 31 de outubro 2015 postei duas perguntas e um link: www.if.ufrj.br/~pef/selecao/prova_fisica.pdf e ninguém deu atencão. Fiz algo errado?

    Silas.

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    1. Boa tarde Silas. Lembro-me bem da sua postagem, no entanto não estou com tempo disponível. Peço desculpas pelo transtorno, meu trabalho é 100% voluntário. Assim que possível, posto algo referente ao exercício que você enviou. Obrigado pela compreensão.

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    2. Compreendo professor. Aproveito para dizer que admiro a sua disposição para ajudar nestas questões de Física.
      Grato.
      Silas.

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  28. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento. Você tb tem video aula?

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  29. Ainda não, mas tenho projeto para isso, no entanto estou com tempo insuficiente para a produção dos vídeos. Obrigado!

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  30. Boa tarde,professor Romeu você tem a prova e o solucionario do ano passado 2015/16 da MNPEF?

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  31. Boa noite, professor Romeu, eu gostaria de tirar uma duvida sobre a questão 16 do MNPEF 2014, o senhor disse que o circuito está em paralelo mas ao olhar o circuito só consigo imaginar que ele está em série, o senhor poderia explicar o pq de o circuito está em paralelo.

    obrigado pela atenção

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  32. Bom dia, professor Romeu, vc tem o gabarito da ultima prova 2016

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  33. Gostei muito da resolução das questões,algumas consegui resolver, outras tive que consultar, contudo tem uma questão da prova que achei bem interessante e bem bolada e acho que deveria ser bem melhor discutida pois é um assunto que envolve bolhas. Não é um assunto muito fácil e existem vários livros que falam sobre o assunto, pois para você entender que as bolhas aumentam de tamanho ao passar pela secção menor é preciso ir além da física,pois como diz um antigo professor meu, é uma questão física, que está além dos nossos conhecimentos . Parabéns pela resolução da prova.

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