O motor de um
automóvel é constituído por um sistema cilindro-gás-pistão, no qual ocorrem
transformações com a mistura ar-combustível durante quatro etapas (admissão,
compressão, explosão-expansão e exaustão). O funcionamento desse motor é um
processo cíclico - Ciclo de Otto - no qual o gás contido em um cilindro com
pistão é levado do estado inicial A até o estado B, e retorna ao estado inicial
A passando pelos estados CDEB. O diagrama pressão (p) por volume (V) indicado
na figura apresenta essa situação.
Sobre o processo cíclico do motor, pode-se afirmar que:
a) A etapa AB corresponde à
admissão da mistura ar-combustível, que sofre uma expansão no interior do
cilindro sem variação da pressão.
b) A etapa BC
corresponde à compressão da mistura ar-combustível, que sofre uma elevação da
pressão sem o aumento de sua temperatura.
c) A etapa CD
corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta no aumento do
volume e da pressão no interior do cilindro.
d) A etapa EB
corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta na redução da
pressão e do volume dos gases resultantes da explosão.
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